




podólogo empreendedor
Quem somos?
Somos especialistas em empreendedorismo e gestão organizacional, e por meio do coaching atuamos no desenvolvimento da performance humana focando os resultados. Com anos de experiência práticas de mercado e fundamentos acadêmicos com foco em pesquisa, desenvolvimento e maximização de resultados em negócios, potencializando e aprimorando o capital humano de nossos clientes. Criamos soluções de treinamentos, gestão e programas de desenvolvimento adequados a cada um de nossos clientes. Nosso atual projeto é o Podólogo Empreendedor.
O que é?
O projeto Podólogo Empreendedor surgiu a partir da interação entre nós, os coaching Roberto Lourenço e Sandro Bernardo, o mercado de podologia e o nosso parceiro Ibrap. Os métodos e as ferramentas que usamos neste projeto permitem ao Podólogo Empreendedor compreender primeiro o seu perfil comportamental e depois entender como usar este perfil para reduzir riscos e economizar recursos e tempo. Consequentemente, descobre-se quais necessidades o Podólogo Empreendedor verdadeiramente tem - e não quais ele pensa que tem. Ao centrar-se no Podólogo, a nossa metodologia considera que cada empreendedor é um perfil especifico o qual passa a ser trabalhado para entender por meio de questionamentos e do mapeamento de necessidades e oportunidades como administrar seu próprio negócio.
Como funciona?
Para entender o funcionamento da nossa metodologia, é preciso saber que usamos como base uma adaptação dos critérios dos Fundamentos da Gestão para Excelência da Qualidade do prêmio nacional de qualidade. Os critérios são: Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos e Resultados.
Em nossa adaptação para o projeto Podólogo Empreendedor, desenvolvemos os critérios necessários a uma boa gestão através de um perfil aperfeiçoado durante as sessões de coaching empreendedor. Esses critérios são: Liderança estruturada; Desenvolvimento estratégico; Orientação para os clientes, Aprendizado Sistêmico; Gestão de informações e conhecimentos, Processos organizacionais, Trabalho em equipes e Orientação para resultados.
Desenvolvimento e Ações do projeto
Os primeiros passos do podólogo empreendedor começa pela coleta de dados através da entrevista de análise e diagnóstico. Neste momento é elaborado um roteiro com análise do perfil do empreendedor e perguntas sobre gestão. Aplicamos também um questionário de análise de perfil comportamental. O grande objetivo nesta fase é coletar o máximo de informações possíveis sobre todas as atividades que o Podólogo Empreendedor desempenha. Esse procedimento possibilita, por meio de destas abordagens, propor soluções para aquilo que de fato pode comprometer o modelo de negócio para a podologia.
Agora que o Podólogo Empreendedor tem seu diagnóstico eficaz que envolve diferentes áreas do seu negócio; vamos iniciar as sessões de Coaching empreendedor. São ao todo 8 encontros de Coaching divididos em 10 sessões para cada encontro.
A realização do Coaching empreendedor exige precisão nas sessões. Para que o processo aconteça corretamente, cada reunião de acompanhamento é algo comum e deve então ser criado o hábito de realizar estas sessões. Ao realizar sessões eficiente, o Podólogo Empreendedor passa a conhecer melhor o seu próprio negócio e consegue traçar um caminho que o levará a conquista de melhores resultados.
1. O primeira Trabalho de Coaching Empreendedor é a de Liderança estruturada, com dez sessões.
Agora que já coletamos as informações necessárias, é hora de organizá-las, analisá-las trabalhá-las. Vamos planejar, acompanhar e ajustar o perfil do podólogo empreendedor a sua forma de gestão do negócio; para isso usaremos de ferramentas de gestão e coaching a nossa disposição.
2. O segundo Trabalho de Coaching Empreendedor é a de Desenvolvimento estratégico, com dez sessões.
Agora que já completou o primeiro trabalho está apto a aprender e desenvolver um planejamento estratégico de seu negócio. Ter uma compreensão clara do que você está fazendo atualmente e de onde você quer chegar deve ser o primeiro passo de um planejamento estratégico eficiente do Podólogo Empreendedor; para isso usaremos de ferramentas de gestão e coaching a nossa disposição.
3. O terceiro Trabalho de Coaching Empreendedor é a de Orientação para os clientes, com dez sessões.
Agora que já completou o segundo trabalho está apto a aprender e desenvolver melhores formas de comunicação com o cliente da podologia; para isso usaremos de ferramentas de gestão e coaching a nossa disposição. Vamos criar modelos de avaliação e captação de clientes; além de analisar o desempenho do empreendimento e formas de comparar com as conquistas da concorrência; para isso usaremos de ferramentas de gestão e coaching a nossa disposição.
3. O quarto Trabalho de Coaching Empreendedor é a de Aprendizado Sistêmico, com dez sessões.
Agora que já completou o terceiro trabalho está apto a compreensão e tratamento das relações de aprendizagem do negócio e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a empresa. Visando alcançar um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimento e experiências; para isso usaremos de ferramentas de gestão e coaching a nossa disposição.
5. O quinto Trabalho de Coaching Empreendedor é a de Gestão de informações e conhecimentos, com dez sessões.
Agora que já completou o quarto trabalho está apto a estratégias inovadoras e complexas para gestão de performance do seu negócio. Neste trabalho, o coaching procura desenvolver com o podólogo o conhecimento do negócio, que pode incluir, além do treinamento, o estabelecimento de equipes, de melhoria de processos ou de novos aprendizados, núcleos de competência, pesquisa e desenvolvimento, registro de lições aprendidas do negócio, fomento à inovação e busca de boas práticas; para isso usaremos de ferramentas de gestão e coaching a nossa disposição.
6. O sexto Trabalho de Coaching Empreendedor é a de Processos organizacionais, com dez sessões.
Agora que já completou o quinto trabalho está apto a descobrir, entender e formalizar os Processos necessários ao seu negócio, tendo uma visão clara dos valores da empresa. Outros processos abordados são a redução de custos e a reutilização de recursos tecnológicos evitando gastos desnecessários. Nossa metodologia visa alcançar os objetivos do Podólogo Empreendedor, sejam eles grandes ou pequenos, por meio de melhorias, gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar os processos envolvendo recursos humanos ou não, aplicações, documentos e outras fontes de informação. Usaremos todas as ferramentas de gestão, coaching e de qualidade para desenvolver e monitorar os processos.
7. O sétimo Trabalho de Coaching Empreendedor é a de Trabalho em equipes, com dez sessões.
Agora que já completou o sexto trabalho está apto a desenvolver, montar e treinar uma equipe com visão de futuro do seu negócio embasada no conceito do Podólogo Empreendedor e na análise de reconhecimento de situações problemas dentro da gestão de pessoas do negócio.
8. O oitavo Trabalho de Coaching Empreendedor é a de Orientação para resultados, com dez sessões.
Aqui o podólogo empreendedor irá aprender a implantar indicadores de desempenho nas rotinas de seu negócio. Vai entender como implantar um mapa estratégico que permite o podólogo empreendedor a condição de sempre comparar o conteúdo que está no papel com o que está acontecendo na realidade do seu negócio de podologia. E saber quais os indicadores ou KPI chaves para o seu negócio, tudo isso orientado por dois coaching business.
Ferramentas e inovações a serviço do Coaching empreendedor
Trata-se do uso de ferramentas para dar suporte e apoio a nossa metodologia aplicada ao Podólogo Empreendedor; estas ferramentas tem por objetivos, além de permitir que o consultor tome decisões estratégicas mais assertivas sobre o negócio de podologia, como também deixará o Podólogo empreendedor mais forte e preparado para enfrentar junto o mercado cada vez mais competitivo.
Algumas ferramentas que podem ser usadas:
Questionários de perfis, questionários de empreendedorismo, Ciclo PDCA, Canvas, Mapas Mentais Gerenciais, Análise SWOT, KPI – Key Performance Indicator (KPI estratégico e KPI de produtividade), 5W2H, OBZ: Orçamento Base Zero, CRM – Customer Relationship Management, Processos, Pessoas e Produto, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto, Fluxograma (ou Workflow), Brainstorming (tempestade cerebral), Benchmarking, Matriz BCG, Matriz GUT (Gravidade, Urgência, Tendência), SIG – Sistemas de Informação, Pesquisa de clima organizacional, Ciclo de vida do produto ou serviço, Ticket Médio, Taxa de conversão de clientes, DISC, MASP, Acompanhamento de equipes – Avaliação 360, Matriz de Ansoff, As 5 forças competitivas de Porter, 3Rs, Poka Yoke, Controlde de Qualidade, CCQ - círculos de controle da qualidade, TQM ( total quality management ), Programa 5S, Entre outras ferramentas que podem ser desenvolvidas para uso conforme situação do projeto.